Crianças mortas por causas evitáveis, uma farmácia comparável a um galinheiro, mesas usadas como maca, falta de água potável e de medicamentos, surto de gripe e diarreiatiger link paga mesmo, além de doentes sintomáticos descumprindo quarentena e circulando normalmente pelas aldeias.
De acordo com uma série de documentos aos quais a Folha teve acesso, esse é o cenário no Vale do Javari, no Amazonas, território com mais indígenas isolados no mundo.
Os registros contemplam os últimos 13 meses e diferentes povos que vivem na região, inclusive comunidades de recente contato e que exigem proteção especial em razão da extrema vulnerabilidade imunológica contra doenças como a gripe —que pode ser mortal nestes casos.
O respeito aos povos foi uma das principais bandeiras de campanha de Lula (PT), em oposição a Jair Bolsonaro (PL), nas eleições de 2022. Mas desde o início do novo governo, como mostrou a Folha, o movimento indígena empilha críticas à gestão do petista.
Informações preliminares do Ministério da Saúde apontam que 16 pessoas morreram no território de 1º de janeiro a 30 de setembro de 2024,jogo do tigre para ganhar dinheiro Como Ganhar Dinheiro Jogando o Melhor Jogo de Tigre Online sendo que 6 eram crianças menores de cinco anos.
Documentos obtidos pela reportagem mostram outros três óbitos infantis de outubro do ano passado até agora.
Procurado, o Ministério da Saúde do governo Lula afirmou que os dados sobre mortes "passam por qualificação para garantir sua precisão", e por isso ainda não é possível divulgar números mais atualizados.
jogo tigreA pasta afirmou que orienta a manutenção de quarentena, aplica protocolos para evitar a contaminação por doenças, e "adota uma abordagem integrada" para impedir mortes evitáveis.
Segundo o ministério, de janeiro a setembro de 2024 foram registrados 1.197 casos de gripe no território, 462 entre menores de cinco anos.
A Terra Indígena do Vale do Javari é onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Phillips foram assassinados em 2022, a mando de pescadores ilegais.
O episódio levou ao indiciamento de Marcelo Xavier, então presidente da Funai (Fundação dos Povos Indígenas) da gestão de Jair Bolsonaro, e ilustra como o território virou alvo de invasores, que colocam em risco a população, inclusive as comunidades isoladas.
Em junho de 2024, a Funai realizou uma visita aos tyohom-djapas, de recente contato. Segundo os registros, a qualidade da farmácia local era tão ruim que é comparada pelos indígenas a um "galinheiro".
jogo do tigreO relato indica que o polo de saúde que deveria atender a comunidade não tem água potável, que precisa ser buscada nos igarapés. Não há freezer para armazenar vacinas.
Segundo o documento, os pacientes que aguardam atendimento no local, conta o documento não têm onde esperar e ficam sob sol e chuva. A maca para atendê-los é uma mesa improvisada.
Os registros mostram também que 90% dos cerca de 250 djapas da região estavam contaminados com filariose —doença transmitida por mosquito que é uma das principais causas do mundo de incapacidade.
Não havia remédio suficiente para tratar todos, diz o relatório, e alguns doentes permaneciam por dias com febre alta, dores musculares e dificuldade de andar, sem tratamento.
O documento encerra com o alerta de que mais indígenas doentes poderiam chegar nos dias seguintes, de outras aldeias, para buscar atendimento.
Registre-se na ZA9BET™, 100% Autorizada Para Operar Durante Período de Transição! Vem Para ZA9BET™, Regulada Pelo Governo Para Operar Durante Período de Transição! Atendimento ao Cliente. Edite Sua Aposta.Como resume um memorando do Ministério Público, os indígenas enfrentam "problemas graves de saúde".
Acesse o Site ZA9BET | ZA9BET Internet"O Ministério da Saúde tem investido na melhoria da infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde Indígena da região, ampliando recursos, insumos, medicamentos e equipamentos", disse a pasta, sobre a situação dos djapas.
Situação semelhante vive um grupo de cerca de 150 korubostiger link paga mesmo, grupo de mais recente contato pela Funai.