O ex-presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, é preso pela Interpol com mandado emitido pelo Tribunal Penal Internacional ao chegar no principal aeroporto de Manila nesta terça-feira (11)foto de ganho do tigre, informou o governo.
O TPI afirmou que prosseguiria com uma investigação sobre suspeitas de crimes contra a humanidade relacionados ao papel de Duterte na supervisão de uma sangrenta "guerra contra as drogas" que matou milhares de filipinos.
jogo do tigreZA9BET: Casa de Apostas com prêmios exclusivos todos os dias. Torneios diários de até 23milDuterte havia dito na segunda-feira (10) em Hong Kong que estava pronto para ser preso se o TPI emitisse um mandado e defendeu repetidamente a repressão antidrogas. Ele negou ter ordenado que a polícia matasse suspeitos de tráfico de drogas, a menos que fosse em legítima defesa.
O gabinete do presidente Ferdinand Marcos Jr disse que recebeu uma cópia oficial do mandado, que foi entregue a Duterte pela polícia. Duterte estava agora sob custódia, afirmou em um comunicado.
Jogue e concorra a prêmiosO ex-conselheiro jurídico de Duterte, Salvador Panelo, disse que a prisão foi ilegal e afirmou que a polícia não permitiu que um dos advogados de Duterte se encontrasse com ele no aeroporto.
jogar tigerO ex-presidente liderou as Filipinas de 2016 a 2022. O país é um arquipélago no sudeste asiático composto de 7.641 ilhas e é o 12º mais populoso do mundo, com 110 milhões de habitantes.
Duterte retirou unilateralmente as Filipinas do tratado fundador do TPI em 2019, quando o tribunal começou a investigar alegações de assassinatos extrajudiciais sistemáticosfoto de ganho do tigre, e as Filipinas se recusaram até o ano passado a cooperar com a investigação do TPI.