A colunista e editora de opinião do The Washington Post, Ruth Marcus, pediu demissão nesta segunda-feira (10) após o jornal americano não publicar um texto em que ela criticava as novas orientações para as páginas editoriais. No mês passado, o dono da publicação, o bilionário Jeff Bezosfortune tiger é proibido no brasil, afirmou que o foco da seção será a defesa de "liberdades individuais e mercados livres".
Ruth anunciou sua saída em email enviado a colegas e obtido pelo jornal The New York Times. "Estou tomando essa atitude após a decisão de Will Lewis [presidente-executivo da publicação] de barrar uma coluna em que eu manifestava preocupação com as novas instruções."
Ainda segundo o New York Times, Ruth anexou no email uma mensagem direcionada a Bezos e Lewis na qual dizia que as mudanças "ameaçam quebrar a confiança dos leitores de que os colunistas estão escrevendo o que acreditam, não o que o proprietário considera aceitável".
"A decisão de Will de não publicar a coluna que eu escrevi, discordando respeitosamente do decreto de Bezos, algo que não experimentei em quase duas décadas escrevendo colunas, ressalta que a liberdade tradicional dos colunistas de selecionar os assuntos que desejam abordar e dizer o que pensam foi perigosamente corroída", escreveu ela.
Olivia Petersen, porta-voz do Washington Post, disse em comunicado que o jornal é grato pelas contribuições feitas por Ruth, uma das profissionais mais experientes do jornal. Procurada pelo New York Times, a colunista não quis comentar.
Lá Fora Para novos usuários — ZA9BET - Bônus para novos usuários. Entre e comece agora mesmo! Bem-vindo ao ZA9BET...jogo tigrinhoA mudança anunciada por Bezos no mês passado parece ser uma guinada para a direita. O novo foco do bilionário ecoa o que há muito tempo tem sido o slogan informal das páginas de opinião conservadoras de outro jornal, o The Wall Street Journal: "Mercados livres, pessoas livres".
Na ocasião da mudança, Lewis, o presidente-executivo, disse em memorando para a sua equipe que as mudanças na seção de opinião não dizem respeito a "apoiar qualquer partido político". "Trata-se de ser absolutamente claro sobre o que defendemos como jornal", escreveu. "Fazer isso é uma parte crítica de servir como uma publicação de notícias de primeira linha em todo os EUA e para todos os americanos."
O jornalista David Shipley, que atuava como editor de opinião, já havia pedido demissão logo após o anúncio das novas diretrizes.
Casos semelhantes ocorreram nos últimos meses. Em janeiro, a cartunista Ann Telnaes também se demitiu após o jornal não publicar uma charge sua em que retratava Bezos se ajoelhando e oferecendo um saco de dinheiro ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.
Na corrida presidencial, a publicação optou por não apoiar candidatos à Presidência dos EUA, numa decisão que rompeu com décadas de tradição na qual a publicação escolhia um presidenciável para endossar. A decisão foi atacada por leitores críticos a Trump.
Com The New York Times
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
fortunetigerbenefício do assinante
Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Leia tudo sobre o tema e siga:
Estados Unidos jornalismo mídia sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mundo/2025/03/colunista-pede-demissao-apos-washington-post-recusar-texto-com-criticas-a-mudancas-de-bezos.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês lá foraNa Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas
Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo
Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online
Previdência privada viabiliza projetos de vida
Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura
Saiba o que está em alta no mercado imobiliário
Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas
Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil
Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças
Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame
PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio
Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética
Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova
Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes
Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde
jogo fortune tigerCadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Rodrigo Duterte, ex-presidente das Filipinas, é preso pela Interpol acusado de crimes contra a humanidadeTribunal Penal Internacional diz que 039;guerra contra as drogas039; supervisionada por político matou milhares de filipinos
Atendimento 24h | Divirta-se na ZA9BET BetRecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Crianças da pandemia chegam aos 5 anos, e Covid ainda impactaNascidos juntos com a crise sanitária viveram restrições na primeira infância, com efeitos na educação, na convivência e nos aniversários
10.mar.2025 às 10h00Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Milhares de brasileiros nos EUA lotam consulados para registrar filhos com medo de separação na deportaçãoNúmero de pedidos de certidão de nascimento foi multiplicado por dez
10.mar.2025 às 23h00Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok